Pesquisa

sábado, 29 de agosto de 2009

Minha Opnião sobre acupuntura

Em agosto de 2009 terminei o curso de especialização em acupuntura pela AMBA - Associação Médica Brasileira de Acupuntura - Na regional do Paraná.  E  quando iniciei meus estudos sobre acupuntura, mesmo sendo médico formado em 2003, não imagina a ampla gama de patologias que poderiam ser tratadas ou ainda amenizadas por esta técnica milenar.
Inicialmente imaginei usando acupuntura para o  alivio da dor, principalmente a lombalgia (dor nas costas) muito comum em consultorios, assim quem sofria com as famosas gastrites por medicamentos teria mais uma opção ao aliviar sua dor. No entando estou vendo como ela pode ser usada em diversos transtornos, muitos ainda sem comprovação científica, mas com reconhecido agradecimento pelos pacientes.
Assim sendo, a acupuntura realizada por médicos experientes e éticos é uma poderosa ferramenta a serviço da humanidade. Esta é minha opnião e não é só porque a ciência ainda não teve tempo de provar significa que ela não funcione.

! Cuidado, acupuntura realizada por não médicos pode mascarar sintomas de doenças importantes !

Um comentário:

  1. A acupuntura é um dos tratamentos preconizados pela Medicina Tradiciona Chinesa que no Brasil pode ser praticada por todos os profissionais da saúde, desde que tenham curso de especialização reconhecido pelo MEC. Quando um acupunturista exerce sua profissão de maneira ética e com estudo, não tem como não realizar um diagnóstico preciso das patologias que podem ser curadas ou amenizadas pela acupuntura e pela medicina tradicional chinesa. Atualmente a Portaria 397/2002 estabelece que a profissão de acupunturista é independente de qualquer classe profissional. Em fevereiro de 2005, o Ministério da Saúde apresentou a Política Nacional da Medicina Natural e Práticas Complementares nas quais as terapias naturais (inclusive a acupuntura) podem ser realizada no SUS pelos profissionais da saúde. Diante do exposto, sugiro que quando forem procurar um profissional acupunturista procurem um que tenha ética nos trabalhos prestados, independente da classe profissional, em qual escola este profissional estudou, quais cursos e grupos de estudos este profissional participou. Com um profissional da saúde qualificado, nenhuma doença ficará mascarada.

    ResponderExcluir