Pesquisa

domingo, 10 de maio de 2009

Acupuntura funciona na alergia ocular?

Acupuntura funciona na alergia ocular?

10/07/2008
Por Andréa Santucci





  • Chefe do Ambulatório de Alergia Ocular do Departamento de Oftalmologia da Santa Casa de São Paulo
  • Chefe do Ambulatório de Acupuntura do Departamento de Oftalmologia da Santa Casa de São Paulo
  • Membro da Associação Médica Brasileira de Acupuntura


A Acupuntura é uma prática milenar chinesa trazida para o Brasil ao redor de 1900.
Reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina como especialização médica, seus benefícios são efetivos e cientificamente comprovados.

O objetivo é encontrar o equilíbrio do organismo utilizando a inserção de agulhas em pontos específicos da pele, por onde passam os canais de energia. Além das agulhas, podemos usar o laser, as ventosas e a eletroestimulação.

Os locais onde aplicamos os pontos são ricos em terminações nervosas, por isso são mais sensíveis. No entanto, a dor da picada é suportável, sendo que muitos pacientes não relatam desconforto.

Atualmente, seu uso é muito difundido para o tratamento dos diversos tipos de dores. Estudos mostram que pode também ser utilizada para outras doenças, como as alterações oftalmológicas.

Em estudo recente realizado na Universidade Federal de São Paulo, estimulou-se artificialmente o desenvolvimento de catarata em ratos, após um grupo ter sido submetido a acupuntura e outro não. O grupo das cobaias submetidos à acupuntura apresentou menor incidêcia de catarata do que o grupo controle.

No Departamento de Oftalmologia da Santa Casa de São Paulo, iniciamos há mais de um ano, estudo com pacientes portadores de alergia ocular na forma grave, que utilizavam corticóides tópicos com muita freqüência. Corticóides são muito eficazes para a melhora do quadro, porém, estão associados a efeitos colaterais graves como desenvolvimento de catarata e glaucoma. Observamos neste estudo redução de 93% da necessidade do uso de corticóides com a associação de acupuntura.

Além disso, ela é eficaz em casos de ansiedade, depressão, dores de cabeça, estresse, infertilidade, etc. É importante salientar que a acupuntura pode piorar doenças pré-existentes ou ainda desencadear o aparecimento de outras se realizada por pessoas inabilitadas.


Visite a matéria original em: http://publico.soblec.com.br/?system=news&action=read&id=175&eid=Artigos

Nenhum comentário:

Postar um comentário